URUPA -
RO EEEFM ALTAMIR BILLY SOARES
Coautor(es)
JOSÉ
PAULO DA SILVA
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
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Componente Curricular
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Tema
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Ensino
Médio
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Geografia
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Formação
territorial brasileira
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Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
-
Identificar os principais os fatos que marcaram a construção do Real Forte
Príncipe da Beira demarcando as fronteiras oeste do Brasil na disputa entre a
coroa de Portugal e Espanha no século XVIII.
-
Reconhecer a importância do resgate memorial do maior patrimônio histórico da
região do Guaporé para o povo de Rondônia e do Brasil.
Duração das atividades
6 aulas
de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno
Construção
de fortalezas no Vale do Guaporé: conceituação.
Formação
do território brasileiro: conceituação.
Tratados
de divisão territorial entre Espanha e Portugal: especialização.
Estratégias e recursos da aula
Aula
indicada para o 3º ano do ensino médio.
O
professor, após dividir a turma em 3 grupos, deverá levá-los ao laboratório de
informática para pesquisar sobre os Tratados que fizeram a configuração do
território brasileiro.
Atividade
1- (primeiro grupo) Para despertar maior curiosidade sobre o assunto o
professor passará dois vídeos o primeiro
feito em 1917, mostrando as ruínas neste período com relativo
estado de conservação; e o segundo mostrando a situação
atual do forte.
Atividade
2- (segundo grupo) Um grupo irá elaborar cartaz mostrando as diferenças
entre os mapas dos tratados ibéricos sobre as terras conquistadas
por Portugal e Espanha nas Américas e destacando o Tratado de Madrid (1750) que
justificou a Construção do Forte Príncipe da Beira (1776).
Atividade
3 – (terceiro grupo) Outro grupo fará, após a pesquisa na internet, em um
cartaz a linha de tempo representando a evolução histórica da construção,
conservação e administração do forte, dividida em quatro séculos: XVIII, XIX,
XX E XXI.
Atividade
4 - Os Professores organizar-se-á uma visita ao Real Forte Príncipe da
Beira cada grupo deverá levar uma prancheta e câmera fotográfica para anotar e
fotografar tudo o que servirá de base para produção do relatório final.
Ao visitar a fronteira entre o Brasil e Bolívia os alunos poderão presenciar o local que foi abordado em sala sobre comparar como conteúdo envolvendo a divisão a territorial na América do Sul. E, também como o Forte representou um dos marcos importante nessa divisão.
Ao visitar a fronteira entre o Brasil e Bolívia os alunos poderão presenciar o local que foi abordado em sala sobre comparar como conteúdo envolvendo a divisão a territorial na América do Sul. E, também como o Forte representou um dos marcos importante nessa divisão.
Atividade
5 - Cada grupo ira apresentar no auditório da escola para os outros alunos o
relatório da viagem destacando o conteúdo sobre o Forte Príncipe da Beira.
Recursos Complementares
http://pt.wikipedia.org/wiki/Real_Forte_Pr%C3%ADncipe_da_Beira
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=575235
http://www.rondonia.ro.gov.br/conteudo.asp?id=180
http://rondoniaemsala.blogspot.com/
https://www.youtube.com/watch?v=tccWdN5zT9M
Santos,
C. 2001. A Fronteira do Guaporé. Porto Velho: Ed. Universidade
Federal de Rondônia,
Avaliação
Através
do relatório apresentado e das fotos em slides no auditório da escola.
A
divulgação das fotos e vídeos feitos pelos alunos será feita na página da
Escola no Facebook.
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