sexta-feira, 22 de março de 2019

Energia Solar



Resultado de imagem para placas solaresVocê sabia que pode gerar sua própria energia solar? Click no SIMULADOR para calcular a área de painéis solares necessários à produção equivalente ao seu consumo.

Praticamente inesgotável, a energia solar pode ser usada para a produção de eletricidade através de painéis solares e células fotovoltaicas. No Brasil, a quantidade de sol abundante durante quase todo o ano estimula o uso deste recurso.

Existem duas formas de utilizar a energia solar: ativa e passiva. O método ativo se baseia em transformar os raios solares em outras formas de energia (térmica ou elétrica) enquanto o passivo é utilizado para o aquecimento de edifícios ou prédios, através de concepções e estratégias construtivas. Esta aplicação é mais comum na Europa, onde o frio demanda opções para a calefação.

Os painéis fotovoltaicos são uma das mais promissoras fontes de energia renovável. A principal vantagem é a quase total ausência de poluição. No entanto, a grande limitação dos dispositivos fotovoltaicos é seu baixo rendimento. Outro inconveniente são os custos de produção dos painéis, elevados devido à pouca disponibilidade de materiais semicondutores.


quarta-feira, 6 de março de 2019

COORDENADAS GEOGRÁFICAS



https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/58/Latitud_y_Longitud_en_la_Tierra.svg



As coordenadas geográficas são como um sistema de endereço para a Terra. Elas nos ajudam a determinar pontos exatos de localização na superfície terrestre.

Existem duas medidas principais nas coordenadas geográficas: a latitude e a longitude. A latitude nos diz se estamos ao norte ou ao sul do equador, que é uma linha imaginária que divide a Terra em duas metades. Os paralelos são linhas imaginárias que ficam paralelas ao equador e nos ajudam a medir a latitude. O equador é o ponto de referência com latitude zero, e os paralelos são numerados de 0 a 90 para o norte e de 0 a 90 para o sul.

A longitude, por sua vez, nos diz se estamos a leste ou a oeste do meridiano de Greenwich. Esse meridiano é uma linha imaginária que passa pelo Observatório Real de Greenwich, em Londres. Os meridianos são linhas imaginárias que vão do polo norte ao polo sul e nos ajudam a medir a longitude. O meridiano de Greenwich é o ponto de referência com longitude zero, e os meridianos são numerados de 0 a 180 para o leste e de 0 a 180 para o oeste.

Quando combinamos a latitude e a longitude, obtemos as coordenadas geográficas, que nos fornecem uma localização precisa na Terra. Por exemplo, as coordenadas geográficas aproximadas de Nova York são 40,71 graus de latitude norte e 74,00 graus de longitude oeste. Já Brasília está localizada aproximadamente na latitude 15 sul e longitude 47 oeste.

Com as coordenadas geográficas, podemos localizar qualquer ponto na superfície da Terra com precisão, o que é muito útil para entender a localização dos lugares e calcular distâncias entre eles.


Exploração, conquista e ocupação da Amazônia



Exploração, conquista e ocupação da Amazônia no contexto do antigo regime. Amazônia abrange – Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. A região caracteriza-se pela extensa planície sedimentar aluvial, densa floresta equatorial e maior bacia hidrográfica.
Inseridas na Região Amazônica estão as sub-regiões dos vales do Guaporé, Mamoré e Madeira.
A exploração, as visões e o imaginário do conquistador na Amazônia. A conquista e a colonização da região amazônica foram motivadas por fatores de ordens diversas.
Busca de riquezas minerais, vegetais e a consolidação de uma base de produção mercantilista.

Jogos

.