A Era da Informação e a Geografia: união perfeita
A geografia como parte do conhecimento humano surgiu com a própria humanidade. Na verdade a Geografia é nosso conhecimento sobre o espaço. Os primeiros desenhos das áreas representadas mostravam elementos da paisagem e indicavam acidentes geográficos, vegetação, construções, rios, lagos entre outros.
Os primeiros interessados pelo conhecimento do espaço eram os caçadores, os comerciantes e principalmente os guerreiros, estes últimos necessitavam entender como era o terreno do inimigo para montar as suas estratégias. Nos dias atuais a tecnologia como a orientação por GPS e as imagens de satélite parecem prestar a mesma utilidade da Geografia como foi no passado, a sobrevivência. Porém, ultimamente são tantas as ferramentas de tecnologia avançada a serem utilizadas pela Geografia o que não seria possível citar todas nesse texto. Mas, vamos enumerar algumas delas como os mapas digitais, o sensoriamento remoto, as imagens em raio-x ou infravermelho, os radares, os sonares, Porém, por mais importante que todas as ferramentas sejam indispensável nada se compara a internet sobretudo com os últimos aplicativos de uso offline e online sendo torna a rede a principal parceira dos profissionais, professores e estudantes que venham utilizar os conhecimentos ligados à Geografia.
·
Ciberespaço e espaço físico
O espaço físico compreende a paisagem e as ações humanas nele desenvolvidas. O ciberespaço é um espaço virtual, no qual, sem sai do lugar, podemos ter acesso a informações oriundas de qualquer parte do planeta, por meio de uma extensa rede de computadores e sistemas de comunicação.
·
· Os meios de comunicação de massa
Na era da informação, os meios de comunicação de massa exercem um papel social muito importante. Nunca um volume de notícias foi tão grande nem sua difusão tão rápida. Do mesmo modo, nunca foi tão amplo o poder de manipulação da mídia, que muitas vezes seleciona ou distorce os acontecimentos divulgados segundo seus próprios interesses políticos e econômicos.
A informação, portanto, não é neutra. Ela é selecionada, transmitida e aplicada segundo o ponto de vista e os interesses de países, empresas, partidos políticos, movimentos sociais etc.
Com isso os grandes conglomerados de comunicação acabam controlando a mídia internacional e exercendo forte influência política e cultural em todos os países. As grandes empresas de comunicações detêm diversas atividades que envolvem o jornalismo, o entretenimento e a publicidade. Com essa estrutura, dificilmente essas empresas se comprometem com o interesse público, voltando-se não para os cidadãos, mas para os consumidores.
·
Informática e telecomunicações – bases da Era da informação
Uma era se define pela existência de características que impactam a vida econômica, social e cultural da humanidade. O mundo atual vive sob a égide da informática e das telecomunicações, interligadas em operações que aceleram a velocidade da transmissão de dados, tornando possível o conhecimento em tempo real de informações geradas nos quatro cantos do planeta. É por isso que a informática e as telecomunicações são consideradas as bases tecnológicas da chamada Era da Informação.
· A internet
A internet é uma rede mundial de computadores, criada na década de 1960 como um sistema de defesa, ligado ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A ideia era armazenar as informações nos computadores de diversas bases militares norte-americanas, preservando-as caso um ataque inimigo destruísse uma das conexões. Além disso, o sistema permitia o controle de mísseis nucleares por qualquer base militar ligada à rede.
·
A internet vai além do poder dos outros meios de comunicação
Numa rede em que as pessoas podem atuar livremente e que tem amplitude mundial, não é possível controlar ou censurar tudo que se transmite por meio dela. Assim, ela tanto pode ser utilizada por redes criminosas, incluindo aquelas ligadas à pedofilia e ao terrorismo, como constituir um canal de manifestação, organização popular, divulgação científica e educacional, defesa ambiental e contrainformação (como alternativa às informações e análises oferecidas pela imprensa considerada oficial).
O uso das redes sociais em manifestações populares
O mundo todo viveu ou está vivendo uma grande ondas das manifestações populares contra e a favor algum governo ou apenas para reivindicar direitos ou manifestar opiniões. no Brasil em 2013, milhares de pessoas foram às ruas pedindo o impeachment da presidente Dilma, nos anos seguintes foram a rua pedindo fim da corrupção, e mais recentemente grupos tem ido a lugares públicos tanto a favor como contra o presidente Jair Bolsonaro e, o mais gente grande disso tudo é que as manifestações e a favor ao governo são todas convocadas via redes sociais.
Perigo das fake News
É preciso muito cuidado quando se recebe mensagens com teor duvidoso mesmo que pareça verdade é preciso checarmos as fontes para não cairmos em fake News ( notícias falsas) e, pior ainda, é quando a pessoa desavisada pode replicar e compartilhar esses conteúdos de forma a prejudicar pessoas e até mesmo toda a comunidade. O compartilhamento e divulgação de notícias falsas é crime, infelizmente muitos não sabem disso.
As Grandes ferramentas da internet
Como site de busca do Google que se tornou um grande conglomerado de ferramentas de internet juntamente com Facebook, , WhatsApp, Twitter, YouTube, Instagram e tantos outros. São essas Ferramentas os principais meios de navegação na rede mundial de computadores (a Web).
Através das redes sociais, o elemento de comunicação entre pessoas das várias faixas etárias, E milhões de internautas navegam por horas e horas com inúmeros os objetivos.
A internet possibilita também um grande movimento econômico e comercial como sites de venda, troca aplicações financeiras, trabalho Home Office,Eu posso pedir que a tia Maria falou para mim para mim mandar você assar o forno venda de cursos online, grupos de ajuda mútua, telemedicina, plataforma de estudo e muito mais. O mundo é considerado uma aldeia global as distâncias reais foram encurtadas e ficamos sabendo tudo o que acontece do outro lado mundo em instantes e mais podemos interagir com tudo isso. Parece mesmo não ter limites as possibilidade da internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário