As teorias sobre a Terra no universo
Durante muitos anos na história a humanidade acreditava que a Terra era o centro do universo e que todos os astros giravam em torno dela alguns acreditavam que a Terra era plana. a teoria mais antiga era chamada de gel centrismo e a teoria atual sobre o universo é chamada de heliocentrismo.
Teoria Geocêntrica
O geocentrismo foi baseado na observação terrestre e, do ponto de vista da Terra, se tem a impressão que a Terra não se move e sim o céu. Por isso, acreditava-se que o céu seria um cristal e as estrelas estavam fixas.
A palavra geocentrismo vem de "Geo" (terra) e o vocábulo "centro", em outras palavras, a Terra seria o centro do universo.
O modelo geocêntrico foi elaborado na Antiguidade por Hiparco e mais tarde, seria retomado e expandido por Cláudio Ptolomeu.
Teoria Heliocêntrica
É importante frisar que já na Antiguidade havia estudiosos que defendiam que o Sol girava ao redor da Terra, como Aristarco de Samos. Também os próprios astrônomos não conseguiam explicar como havia planetas e estrelas que seguiam uma trajetória em espiral.
No entanto, foi Nicolau Copérnico que provou que a Terra girava ao redor do sol e a alternância entre dia e noite se devia ao fato de que ela girava no seu próprio eixo (movimento de rotação).
Mas tarde a teoria ficou comprovada com a observação dos planetas pela luneta de Galileu Galilei.
Cartografia (Os mapas)
Os mapas são instrumentos de comunicação, servem para representar graficamente uma dada área do espaço terrestre. Os mapas e cartogramas não objetivam representar todas as informações presentes na superfície, mas apenas aquilo que o autor deseja demonstrar.
Os mapas começam a ser desenhado desde a antiguidade quando eram verdadeira obra de arte representando elementos da natureza e produzidos pelos homens atualmente os mapas São sofisticados com uso de radares GPS eles ficaram muito mais precisos e é impossível nos dias atuais viver sem a orientação dos mapas digitais que estão principalmente na tela dos nossos celulares quando pedimos, por exemplo a localização de um amigo pelo aplicativo WhatsApp.
Rosa dos Ventos
Interessante que nos mapas precisa de orientação para saber a direção e a localização, quando usamos a bússola ela aponta uma direção, essa seleção chamamos.de Norte e podemos, a partir daí. localizar os pontos cardeais e colaterais.
Se você colocar a sua mão direita em direção ao nascente do Sol você terá a sua direita o o Oeste à sua frente estará para Norte e suas costas para o sul.
Dinâmica da Terra
O Interior da Terra
O interior da Terra sempre entregou a humanidade principalmente pelas erupções vulcânicas e pelos terremotos e para entender isso durante muitos anos e fez pesquisa perfurações mas hoje a humanidade tem uma visão mais detalhada das camadas do planeta
A Terra é formada por três camadas, a crosta, o manto e o núcleo. Cada camada apresenta características e temperaturas diferentes, tornando-se mais quente conforme se aproxima do núcleo.
A Terra é formada por três camadas:
Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa.
Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas.
Núcleo: camada mais interna e quente da Terra. Apresenta duas porções:
Núcleo externo: formado por níquel e ferro líquido.
Núcleo interno: também formado de níquel, mas com ferro sólido.
Clima
Fatores climáticos
Fatores climáticos como se como latitude, altitude, correntes marinhas massas de ar, continentalidade e maritimidade.
A continentalidade é o nome dado para os efeitos climáticos sofridos por regiões localizadas no interior dos continentes, ou seja, afastadas das regiões litorâneas. Por outro lado, a maritimidade é a proximidade que algumas áreas possuem do mar, o que provoca grandes mudanças em seus climas.
Elementos do clima
O clima, como já sabemos, é o resultado das sucessivas ocorrências meteorológicas ao longo do tempo. Trata-se do comportamento da atmosfera. Ele é composto de alguns elementos que ditam as suas características, ou seja, que dão forma aos diferentes tipos de clima que existem em todo o mundo.
Os elementos climáticos, como o próprio nome indica, são os fenômenos que compõem o clima. São eles: a temperatura, a umidade do ar, a pressão atmosférica e a radiação solar.
O Climograma
Os climogramas são gráficos que apresentam de forma simplificada a temperatura e a umidade. Enquanto que a temperatura é mostrada por uma linha a umidade é representada por barras verticais.
Hidrografia
O Rio
Rio é um curso de água natural que corre de uma parte mais elevada para uma mais baixa e que deságua em outro rio, no mar ou em um lago. No Brasil, há uma grande variedade de denominações para os cursos d'água: rio, riacho, ribeirão, etc
Partes de um rio
Nascente: é o local onde a água subterrânea atinge a superfície, dando origem a um curso d’água. O ponto onde a água aflora é também chamado de olho d’água, mina, fonte, bica ou manancial;
Leito: é o espaço ocupado pelas águas. É o caminho que o rio percorre;
Margem: é o local onde a água encontra-se com a terra. Costuma-se utilizar esse termo para referir-se à beira da água de um rio ou de um lago quando se encontra com terra;
O caminho por onde um rio passa é o leito, e a margem é o local onde o rio encontra-se com a terra
Foz: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano;
Afluente: é o curso d’água que deságua em um rio principal ou em um lago. São os afluentes que alimentam o rio principal;
Biomas
A vegetação
Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da diversidade climática da Terra, com destaque para a variação da temperatura e umidade, existem coberturas vegetais distintas.
Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.
Deserto: é a vegetação típica de regiões semiáridas, áridas e hiperáridas. A quantidade de chuva é baixíssima, fato que impossibilita o desenvolvimento de vida animal e de vegetação na maior parte dos desertos.
Campo ou Estepe: o clima predominante é o temperado continental, comum na região central da América do Norte, centro-sul da América do Sul, Ásia Central, leste da Austrália e sul da África. A cobertura vegetal é composta por gramíneas e arbustos de pequeno porte.
Tundra: é a vegetação predominante no extremo norte do Hemisfério Setentrional. A vegetação é composta basicamente por capim e junco. Apresenta baixas temperaturas.
Taiga ou coníferas: comum das regiões de temperaturas baixas, cujo clima é continental frio ou polar. A maioria das árvores tem folhas em forma de agulha, sendo uma forma de não acumular neve, como, por exemplo, o pinheiro.
Floresta temperada: vegetação típica de regiões de clima temperado, apresentando as quatro estações do ano bem definidas: primavera, verão, outono e inverno. As principais espécies vegetais são carvalhos, faias e bordos.
Floresta tropical: compreende as regiões próximas à linha do Equador. A temperatura média, a umidade e a quantidade de chuvas são bastante elevadas. A fauna e a flora são diversificadas, como o que ocorre na floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical do mundo.
Savana: também conhecida como cerrado, esse tipo de vegetação é comum na porção central da América do Sul, norte da América Central, além de áreas da Austrália e do continente africano. As árvores são de pequeno porte e têm o caule torto.
Meio Ambiente
Emissão de CO²
Historicamente, a emissão de gases se deve à queima de combustíveis fósseis para geração de energia. Mas, nos últimos anos, uma prática comum no Brasil tem deixado ambientalistas em alerta: a destruição da vegetação natural, com destaque para o desmatamento na Amazônia e as queimadas no cerrado.
O fogo, de acordo com a publicação, é usado tradicionalmente no país para a renovação de pastagens e preparo de novas áreas para atividades agropecuárias, e essas queimadas são autorizadas por órgãos ambientais, desde que haja controle e manejo do fogo.
O Brasil tem uma das maiores incidências de destruição de florestas do planeta. A florestas chega a 75% de toda emissão de gás carbônico do país.
OS APARELHOS QUE MAIS CONSOMEM ENERGIA
É preciso observar a demanda de consumo energética da sua casa para analisar o que pode ser cortado, visando à economia nas contas de luz. A mudança de pequenos hábitos pode aliviar bastante o orçamento familiar. Conheça os principais aparelhos que consomem energia elétrica e tente otimizar o uso deles.
AR-CONDICIONADO
Esse é um dos aparelhos domésticos que mais consomem energia. A função de resfriar ambientes quentes requer muita atividade, por isso, o ar-condicionado causa um impacto significativo no fim do mês — principalmente durante o verão.
Além do mais, muitas famílias têm mais de um ar-condicionado em casa, o que potencializa o consumo de 1,4kW por horas. Vamos tomar como exemplo um ar-condicionado Split de 12 mil BTUs, que tem consumo de 1,4 kW por hora. Se ele for utilizado diariamente durante oito horas, no final do mês, terá consumido 336 kW. O resultado será uma diferença significativa na conta.
CHUVEIRO ELÉTRICO
Esse é outro aparelho que desponta quando o assunto é consumo de eletricidade. Considerando o exemplo de um chuveiro de 7.500 W de potência sendo utilizado diariamente por 15 minutos, no fim de um mês, o gasto será de 56,25 kW. Em casas com uma família de três ou quatro pessoas, o consumo é bem maior e o impacto financeiro é grande.
GELADEIRA
Por ser um aparelho que fica o dia todo ligado e é fundamental para a rotina das famílias, a geladeira é a responsável por uma fatia significativa da conta de energia. Também por isso, os fabricantes têm se esforçado cada vez mais para produzir modelos mais econômicos e eficientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário