quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Conteúdos Suplementares para prova do TCAE 2ºANO/2021

 Implicações políticas e sociais das revoluções industriais


 Como as indústrias influenciaram a economia global elas também tiveram interferência direta nos governos ao redor do mundo existe uma ligação entre a crise do capitalismo em 1929 com a quebra da bolsa de valores de Nova York e o desdobramento da Segunda Guerra Mundial

 Presidente Americano Franklin D. Roosevelt Implementou no sistema emergencial para ajudar empresas e Trabalhadores no momento da crise que ficou conhecido como New Deal,


Em decorrência da depressão me ocorreu no mundo capitalista  em 1929 gerou descontentamento e instabilidade política em todo mundo inclusive na Europa com a ascensão de Hitler e o nazismo ao poder, bem como outros poderes totalitários no Japão e também na Itália. A  união de três potências conhecido como eixo  era o início da Segunda Guerra Mundial.  O fim desse conflito armado só ocorreu definitivamente com o lançamento das duas bombas nucleares sobre Hiroshima e Nagasaki.


A

s revoluções industriais


 Revolução Industrial tem passado por várias fases primeira a segunda e a terceira estão bem demarcados mas os estudiosos também aceitam uma quarta revolução industrial marcada principalmente pelas novas tecnologias


A Quarta Revolução Industrial. Isso é caracterizado pela aplicação de tecnologias de informação e comunicação à indústria e também é conhecido como “Indústria 4.0”. Baseia-se nos desenvolvimentos da Terceira Revolução Industrial. Os sistemas de produção que já possuem tecnologia de computador são expandidos por uma conexão de rede e têm um gêmeo digital na Internet, por assim dizer. Estes permitem a comunicação com outras instalações e a saída de informações sobre si mesmos. Este é o próximo passo na automação de produção. A rede de todos os sistemas leva a “sistemas de produção ciber-físicos”  são as fábricas inteligentes












 

Geografia do espaço agropecuário


Páginas do Livro ´Geografia das Redes 2º Ensino Médio

título  o campo e seus lugares página 50 até  página 55


A Classificação da agricultura

A cultura está classificada pelo nível econômico e o uso do espaço.   por critério econômico a cultura pode ser empresarial ou familiar



Classificação por critério espacial no uso dos recursos  classificados extensiva e intensiva.


Agricultura Extensiva a pouca produção pelo espaço utilizado ou é considerada de baixa produtividade e utiliza menos tecnologias


Agricultura Intensiva  há muita produção pelo espaço utilizados é considerado de alta produtividade e utiliza as mais modernas tecnologias.



O critério econômico para a classificação agropecuária.



 Agricultura Empresarial é agricultura que utiliza a atividade econômica como uma empresa E com empregos por mais próprio do agronegócio.

 

Agricultura Familiar esta é praticada apenas pela família nuclear sua principal finalidade é a  subsistência da família produz  produtos de consumo próprio e vende o excedente,  É a agricultura familiar o principal produtor de alimentos no Brasil.


Agricultura Itinerante

Este tipo de atividade concentra-se em torno da produção para subsistência. Na agricultura itinerante, o agricultor trabalha sozinho ou em conjunto com seus familiares em uma pequena ou média área de produção, geralmente próximo à sua moradia. São utilizadas técnicas arcaicas de plantio, de colheita e de tratamento de solo.

A agricultura itinerante é comumente praticada na América Latina, África e no sudeste asiático.

Agricultura de jardinagem

A agricultura de jardinagem é amplamente praticada em países da Ásia, 

Neste tipo de atividade, existem também a construção de diques (canais) que auxiliam no processo de distribuição de água. Utiliza-se também grande mão de obra, além de, em geral, necessitar de um cuidado minucioso em sua produção, próximo ao cuidado que se deve ter a um jardim. O produto mais cultivado por esta técnica é o arroz.

Plantation

A plantation é um tipo de produção agrícola centrada na produção em larga escala e utilizando uma grande porção de terra de um único produto, em uma chamada monocultura.

Agricultura moderna

A agricultura moderna é resultado das alterações do mercado financeiro mundial nas últimas décadas. Atualmente, grandes grupos empresariais passaram a administrar diversas fazendas pelo mundo, aplicando técnicas modernas de cultivo, que permitem uma grande produtividade. Dentre as técnicas utilizadas, podemos citar o uso de adubos químicos, da manipulação genética e de equipamentos de última geração.



O que é hierarquia urbana?

A hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação. Na prática, ocorre quando vilas e cidades menores subordinam-se às cidades médias, e estas se subordinam às cidades grandes. Por meio da hierarquia urbana, pode-se conhecer a importância de uma cidade e a sua relação de subordinação ou influência sobre as outras que estão à sua volta.

Essa teoria não é estabelecida apenas pelo tamanho da cidade ou pelo contingente populacional, mas especialmente pela quantidade e variedade de bens e serviços oferecidos. Quanto maior é a sua importância no processo produtivo, maior é a sua colocação na hierarquia urbana.

A ideia de hierarquia urbana, especialmente na atualidade, está vinculada ao conceito de rede urbana, que nada mais é do que a rede de relações econômicas, sociais e culturais que integram as cidades.

O processo de globalização e a melhoria dos transportes e comunicações mudaram a hierarquia urbana

O processo de globalização e a melhoria dos transportes e comunicações mudaram a hierarquia urbana

Nova hierarquia urbana

O esquema clássico da hierarquia urbana sofreu modificações importantes no decorrer das últimas décadas. A razão é a história das cidades e a evolução dos meios de comunicação e transportes, que são resultados do processo de Globalização. O processo de subordinação não mais obedece a uma escala contínua. Em diversas situações, os habitantes de cidades menores direcionam-se diretamente a centros urbanos como metrópoles regionais ou nacionais para adquirir bens ou serviços.

A hierarquia urbana

A hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação. Na prática, ocorre quando vilas e cidades menores subordinam-se às cidades médias, e estas se subordinam às cidades grandes. Por meio da hierarquia urbana, pode-se conhecer a importância de uma cidade e a sua relação de subordinação ou influência sobre as outras que estão à sua volta.

As cidades classificadas por tamanho por importância são da menor para maior

  •  Vilas

  •  cidades

  •  centros regionais

  •  metrópoles regionais

  •  metrópoles nacionais

  • cidades globais 

 

Cidades Globais são cidades de maior influência no planeta, esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão.

Megalópole Região densamente povoada, constituída de união de duas ou mais metrópoles  sem zonas rurais a intermediá-las.


 


2 comentários:

Jogos

.