segunda-feira, 5 de junho de 2023

A Vegetação da Floresta Amazônica: distrbuição e caracteristica.

 .



A Floresta Amazônica tem diferentes tipos de vegetação, mesmo que, à primeira vista, pareça ser sempre igual. Isso acontece por causa de diferenças no solo, no relevo e nos níveis de umidade em cada região.

Mata de Igapó

Planta aquática da Amazônia. Foto tirada no Museu Paraense Emílio Goeldi na cidade de Belém.

Autor: Emerson Santana Pardo


            Um exemplo dessa diversidade é a Mata de Igapó. Essa vegetação cresce em áreas perto de rios, onde fica alagada. As plantas nessa região são mais baixas, com cerca de 20 metros de altura, e incluem cipós e plantas aquáticas.

Mata de Várzea

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Amazon_river.JPG



Outro tipo é a Mata de Várzea, que se encontra em áreas mais elevadas que a Mata de Igapó, mas ainda sofre com as cheias dos rios durante alguns períodos. As árvores dessa região têm uma altura média de 20 metros e possuem muitos galhos com espinhos, o que torna a área difícil de ser explorada por ser muito densa.


Mata de terra firme


Crédito: christian vinces - stock.adobe.com

Já a Mata de Terra Firme cresce em regiões que não são inundadas pelas cheias dos rios. Nessa parte da floresta, as árvores são mais altas, variando de 30 a 60 metros de altura, e crescem próximas umas das outras. Isso faz com que haja pouca luz chegando ao chão, tornando o interior das matas escuro. Por causa disso, plantas menores têm dificuldade de se desenvolver, já que não conseguem fazer fotossíntese adequadamente sem a luz do sol.

Então, podemos dizer que a Floresta Amazônica é cheia de diferentes tipos de vegetação, cada um adaptado às condições específicas de solo, relevo e umidade. Essa diversidade é o que faz a floresta ser tão rica e especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos

.