segunda-feira, 13 de maio de 2013

A Sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter informação em Conhecimento






Síntese do Texto: A Sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter informação em Conhecimento



Donizete Gonçalves de Macedo1

Fagner Oliveira Sales2


           A sociedade atual vive um momento paradoxal, enquanto a mesma pode ser concebida como a suposta “sociedade do conhecimento” cada vez mais se sabe cada vez menos. As estatísticas apresentam números assustadores do fracasso escolar. Porém muitos esquecem que a aprendizagem ocorre durante toda a vida especialmente na era informacional em que vivemos. Há pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo primeiro por causa da fácil oferta de informações e segundo a demanda crescente da necessidade de aprender imposta pela própria sociedade. Todavia essa aprendizagem poderia suceder em outra perspectiva com uma melhor concepção e gestão do conhecimento advindo desta tão vasta gama de informações.

          Nesse novo contexto cibernético, a informação e o saber são fluidos e voláteis estão dispersos na rede, mas acessíveis a todos. A escola deixa de ter a primazia da informação, porém fica responsável por auxiliar os alunos a lidar com essa fonte quase inesgotável do saber informatizado. Como utilizar estrategicamente essa fantástica ferramenta na situação ensino/aprendizagem. Segundo Pozo, está em organizar os difusos e desorganizados saberes presente na web e transformá-los em saberes sistematizados. Para que a aprendizagem ocorra de forma eficaz é necessário modos diferentes de alfabetização como: a alfabetização literária, gráfica, artística, cientifica e inclusive a digital. O uso mais consciente da tecnologia estabelece uma maior capacidade cognitiva do navegante da rede, um ambiente de plena liberdade da internet proporciona condições de criticar e opinar o que possibilita formar cidadãos para uma sociedade aberta e mais democrática. Para verificar se o estudante transformou informações em conhecimento é imprescindível que construa seu próprio ponto de vista a partir e reinterpretação de uma “verdade” e depois expresse organizadamente sua idéia. Contudo, esse conhecimento tem de validade é preciso constante atualizações pois novas e demandas de aprendizagem ocorrerão cada vez mais frequentemente.

          Considerando uma nova gestão de conhecimento é preciso também de uma nova cultura de aprendizagem, já que, depende do domínio pelo estudante, das competências para aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação. No entanto, mudar a forma de aprender dos alunos requer também mudança na forma de ensinar dos professores. Os valores tradicionais ligados a forma aprendizagem em nossa sociedade é responsável pelo fracasso do modelo vigente. Nosso  grande desafio nos próximos anos é preparar alunos e professores para apropriação das novas formas e ferramentas de gestão do conhecimento.


1Cursista no Proinfo.
2Cursista no Proinfo.



O Vídeo discute Educação e Tecnologia



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