quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A importância do Real Forte Príncipe da Beira na formação territorial do Brasil e de Rondônia.


Autor e Coautor(es)
URUPA - RO EEEFM ALTAMIR BILLY SOARES
Coautor(es)
JOSÉ PAULO DA SILVA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino     
Componente Curricular
Tema
Ensino Médio
Geografia
   Formação territorial brasileira

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar os principais os fatos que marcaram a construção do Real Forte Príncipe da Beira demarcando as fronteiras oeste do Brasil na disputa entre a coroa de Portugal e Espanha no século XVIII.
- Reconhecer a importância do resgate memorial do maior patrimônio histórico da região do Guaporé para o povo de Rondônia e do Brasil.

Duração das atividades
6 aulas de 60 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Construção de fortalezas no Vale do Guaporé: conceituação.
Formação do território brasileiro: conceituação.
Tratados de divisão territorial  entre Espanha e Portugal: especialização.
Espaço e território: conceituação.

Estratégias e recursos da aula
Aula indicada para o 3º ano do ensino médio.
 O professor, após dividir a turma em 3 grupos, deverá levá-los ao laboratório de informática para pesquisar sobre os Tratados que fizeram a configuração do território brasileiro.

Atividade 1- (primeiro grupo)  Para despertar maior curiosidade sobre o assunto o professor passará dois vídeos o primeiro feito em 1917, mostrando as ruínas neste período com  relativo estado de conservação; e o segundo mostrando a situação atual do forte.

 

Atividade 2-  (segundo grupo) Um grupo irá elaborar cartaz mostrando as diferenças entre os mapas dos  tratados ibéricos  sobre as terras conquistadas por Portugal e Espanha nas Américas e destacando o Tratado de Madrid (1750) que justificou a Construção do Forte Príncipe da Beira (1776).
Atividade  3 – (terceiro grupo)  Outro grupo fará, após a pesquisa na internet, em um cartaz a linha de tempo representando a evolução histórica da construção, conservação e administração do forte, dividida em quatro séculos: XVIII, XIX, XX E XXI.

Atividade  4 - Os Professores organizar-se-á uma visita ao Real Forte Príncipe da Beira cada grupo deverá levar uma prancheta e câmera fotográfica para anotar e fotografar tudo o que servirá de base para produção do relatório final.

Ao visitar a fronteira entre o Brasil e Bolívia os alunos poderão presenciar o local  que foi abordado em sala sobre comparar como conteúdo envolvendo a divisão a territorial na América do Sul. E, também como o Forte representou um dos marcos importante nessa divisão.


Atividade  5 - Cada grupo ira apresentar no auditório da escola para os outros alunos o relatório da viagem destacando o conteúdo sobre o Forte Príncipe da Beira.

Recursos Complementares
http://pt.wikipedia.org/wiki/Real_Forte_Pr%C3%ADncipe_da_Beira
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=575235
http://www.rondonia.ro.gov.br/conteudo.asp?id=180‎
http://rondoniaemsala.blogspot.com/‎
https://www.youtube.com/watch?v=tccWdN5zT9M
Santos, C.  2001. A Fronteira do Guaporé. Porto Velho: Ed. Universidade Federal de Rondônia,


Avaliação
Através do relatório apresentado e das fotos em slides no auditório da escola.
A divulgação das fotos e vídeos feitos pelos alunos será feita na página da Escola no Facebook.

 

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