domingo, 5 de março de 2023

Comunidade Andina de Nações: 4 países com muitas diferenças e semelhanças

 

Comunidade Andina de Nações
Comunidade Andina de Nações

A Comunidade Andina (CAN) é uma organização internacional sul-americana composta atualmente por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Seu objetivo é alcançar um desenvolvimento abrangente, equilibrado e autônomo, por meio da integração andina. O bloco foi anteriormente chamado de Pacto Andino até 1996 e foi criado em 1969 com o Acordo de Cartagena.

Além dos Estados-membros, a CAN possui Estados Associados e um Estado Observador. Os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) são Estados Associados, conforme a Decisão 613 do Conselho de Ministros da CAN, assim como o Chile, a partir da Decisão 645. A Espanha é o único Estado Observador, desde a Decisão 761 do Conselho de Ministros.

Desde sua criação, houve algumas mudanças na composição do grupo. Em 1973, a Venezuela ingressou no Pacto Andino, mas em 1976, o Chile deixou o bloco durante a ditadura militar de Augusto Pinochet, alegando incompatibilidades com as políticas econômica e de integração. Em 1992, o Peru suspendeu temporariamente sua filiação devido ao seu agressivo programa de liberalização econômica. Em 2005, os países do Mercosul foram incorporados como membros associados, e reciprocamente, os países da Comunidade Andina aderiram ao Mercosul com igual qualidade. Em 2006, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou a retirada da Venezuela da Comunidade Andina devido aos Tratados de Livre Comércio assinados pelo Peru e pela Colômbia com os Estados Unidos. Nesse mesmo ano, o Chile foi reintegrado à CAN como membro associado. Em 2011, a Espanha ingressou na CAN como membro observador.

Os objetivos da CAN incluem promover o desenvolvimento equilibrado e harmonioso dos países membros, acelerar o crescimento e a geração de empregos produtivos, facilitar a participação dos países membros no processo de integração regional e diminuir a vulnerabilidade externa. Além disso, a organização visa fortalecer a solidariedade sub-regional e reduzir as diferenças de desenvolvimento entre os países membros, procurando uma melhoria persistente no padrão de vida dos habitantes da sub-região.

As principais sedes da Comunidade Andina são a Secretaria Geral da CAN em Lima (Peru), o Tribunal de Justiça Andino em Quito (Equador) e o Parlamento Andino em Bogotá (Colômbia).

Uma das principais conquistas da CAN no campo comercial é a livre circulação de mercadorias andinas no mercado ampliado. Atualmente, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru formam uma zona de livre comércio, em que seus produtos circulam livremente sem pagar impostos. O Produto Interno Bruto (PIB) do grupo é de aproximadamente US$ 700 milhões de acordo com os dados do Banco Mundial de 2018. Caso o bloco fosse um país e tomando o PIB como critério, ele seria a 21ª economia do mundo, à frente de países como Bélgica (23º) Israel (26º). Não da para ignorar a importâcia dessa cumunidade na economia regional e global. Para saber mais acesse https://www.infoescola.com/geografia/comunidade-andina-de-nacoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos

.